Motores

O que são motores?

Motores elétricos são dispositivos eletromecânicos que convertem energia elétrica em energia mecânica em forma de rotação.

Quais são os modelos disponíveis?

Existem diversas categorias de motores, e as mais comuns no universo dos makers são: Motores DC, Motores de passo e micro servo motores (ou chamados de micro servos, ou só servos). As principais diferenças destes motores são:

Motores DC: São motores mais simples, eles recebem uma tensão em corrente contínua que é gerada em um campo magnético nas espiras do motor, acarretando assim uma repulsão e atração entre o campo magnético criado artificialmente pela tensão DC e o ímã real que existe dentro do motor. Existem mecanismos internos no motor DC que mudam a polaridade do ímã artificial sempre que a rotação se inicia, fazendo com que o motor nunca encontre uma posição de repouso e que os campos magnéticos sempre estejam se repelindo. Dessa forma, o movimento ocorre, convertendo a energia elétrica em mecânica.

Motores de passo: Já os motores de passo funcionam de uma forma um pouco diferente. Esses motores, como o motor DC, possuem um ímã real no eixo do motor, porém, as espiras que formarão o eletroímã não possuem um mecanismo de comutação automático como no motor DC. Geralmente os motores de passo são formados por 2 bobinas e um eixo que possui várias divisões entre norte e sul, no qual quanto mais divisão mais preciso será o motor. Quando uma bobina é ativada, o eixo será atraído para uma posição específica, e se ativarmos a outra bobina, esse eixo fará uma pequena movimentação em relação à posição anterior, e, seguindo uma ordem de ativação e desativação das bobinas, isso fará com que o motor gire.

O grande diferencial do motor de passo é que podemos calcular o número de rotações que ele pode fazer, também podemos controlar o ângulo de rotação, já que cada ativação e desativação de bobinas diferentes será um passo e um pequeno movimento do motor, podendo-se calcular assim uma relação de passos e o ângulo que será girado.

Dessa forma, o motor de passo é ideal para aplicações de precisão com o motor.

Micro Servo Motor: O micro servo motor é um tipo de motor que consegue fazer o controle de sua própria rotação, onde pode-se escolher o quanto o motor irá girar em graus, fazendo com que ele fique parado na posição escolhida. Internamente ao motor de passo, ele possui um sensor de rotação e um microcontrolador de giro, onde, ao receber um comando de rotação, ele gira uma posição definida e mantém essa posição.

Onde podem ser utilizados?

Qualquer projeto que necessite que uma ação seja realizada a partir de uma entrada precisará de um motor. Sua aplicação é variada, e por isso temos vários tipos de motores para se encaixarem na necessidade do cliente e do projeto.

Onde comprar?

Aqui na Eletrogate, você encontrará todas essas variedades de motores, cada uma específica para um tipo de implementação.

Motores

Sobre a loja

Loja virtual de Arduino e Componentes Eletrônicos. Temos diversos kits, apostilas gratuitas e tutoriais. Temos os melhores preços.

Social
Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

ANWAR SLEIMAN HACHOUCHE - ME - CNPJ: 18.917.521/0001-73 © Todos os direitos reservados. 2020