Arduino

O que é Arduino?

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por principiantes e profissionais. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas.

O principal componente de uma placa Arduino é seu microcontrolador, que nada mais é que um pequeno processador de computador montado em uma placa com diversos outros componentes que manipulam sua entrada e saída, e o propósito para isso é tornar mais fácil para você conectar o mundo físico ao seu redor com o mundo digital.

Ele está disponível por meio da licença Creative Commons Attribution Share-Alike license. Isso quer dizer que todos os arquivos de design do projeto Arduino estão disponíveis gratuitamente na internet e que seu software e hardware são open-source, ou seja, qualquer um pode desenvolver sua própria linguagem ou placa de Arduino e vender sem pagar royaties, desde que não contenha a logo oficial do Arduino.

Para que serve o Arduino e suas principais vantagens:

A principal vantagem de utilizar Arduinos em seu projeto está na facilidade de utilizar uma placa com uma IDE (ambiente de desenvolvimento dos seus códigos) bastante simples, um repositório de exemplos muito grande e abundante, uma comunidade grande e ativa, muitos projetos já desenvolvidos e validados, além do preço baixo e a facilidade de gravar na placa, pois, ela não necessita de gravadores externos e não necessita gerar códigos em formatos específicos para a posterior gravação.

Existem centenas ou milhares de blogs e sites para te ajudar em seus projetos Arduino, e nós da Eletrogate possuímos nosso Blog e Apostilas para isso. Desse modo, as placas Arduino são geralmente uma das primeiras escolhas de quem quer iniciar no mundo da robótica e eletrônica, pois facilita na introdução e a criar projetos mais parrudos.

Modelos de Arduino:

Existem dezenas de modelos Arduino no mercado, cada um possuindo características únicas. O modelo mais comum e mais famoso é o Arduino Uno, que mais se popularizou por ser barato e ter uma infinidade de módulos e shields compatíveis com ele. Existe também o Arduino Mega, que é uma versão maior do Arduino Uno, com uma capacidade muito maior de saídas e entradas. A versão menor da própria placa Uno se chama Arduino Nano, que possui as mesmas capacidades do Uno, mas de forma mais compacta.

Sempre existirá um modelo ideal para a sua necessidade.

O que posso fazer com o Arduino?

As aplicações do Arduino no mundo da eletrônica são inúmeras. As possibilidades são imensuráveis, já que o desenvolvedor tem completa liberdade de desenvolver o projeto que bem desejar. A variedade de componentes de tipos de Arduino aumenta ainda mais suas possibilidades de aplicação.

Onde comprar Arduino?

Aqui na Eletrogate, você encontrará diversos tipos de Arduinos, cada um voltado a uma necessidade do cliente.

Arduino

Sobre a loja

Loja virtual de Arduino e Componentes Eletrônicos. Temos diversos kits, apostilas gratuitas e tutoriais. Temos os melhores preços.

Social
Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

ANWAR SLEIMAN HACHOUCHE - ME - CNPJ: 18.917.521/0001-73 © Todos os direitos reservados. 2020