Arduino

O que é Arduino?

Arduino é um nome próprio italiano, assim como o nome João ou José no Brasil. Mas o grande reconhecimento não está em ser um nome próprio, e sim pela marca envolvida atrás.

O Arduino como marca passou a existir quando, em 2005, um grupo ligado ao Instituto Design de Interação de Ivrea pensaram em como fazer os microcontroladores (que já eram amplamente utilizados por engenheiros eletrônicos e profissionais da área) serem viáveis para o grande público, facilitando a curva de aprendizagem.

Nesse sentido, eles criaram muito mais que uma placa, eles criaram um conceito inteiro. Primeiro eles facilitaram no uso do Hardware, onde, diferente dos outros microcontroladores, uma placa Arduino não precisaria de gravadores externos e processos complexos para gravar os programas. A ideia é que o usuário só precise de um cabo USB, e uma idéia de programa. Depois eles criaram um ambiente de programação extremamente simples e intuitivo, onde fosse bastante amigável e o mais importante é que o código fosse carregado do ambiente de programação direto para a placa, sem programas intermediários.

Outro requisito é que o aprendizado fosse fácil, dessa forma, eles criaram a placa e disponibilizaram tudo de forma gratuita, todos os projetos e códigos, e a IDE (ambiente de desenvolvimento) foi projetada para abrigar exemplos de códigos para diversas aplicações, facilitando o aprendizado. E outra barreira descida pelos criadores do Arduino foi a questão do preço, que custava uma fração do preço dos concorrentes.

Assim surgiu o Arduino, sendo um grande marco na história de eletrônica moderna e onde diversas pessoas (como provavelmente foi ou será seu caso) teve seu primeiro contato com programação de microcontroladores com a Arduino, que é extremamente eficiente no aprendizado e na criação de projetos.

Para que serve o Arduino e suas principais vantagens:

A grande vantagem do Arduino está no fato de ser de baixo custo, por possuir uma imensa comunidade de usuários que trocam informações, tutoriais grátis, e o seu poder para realizar as mais diversas tarefas.

As placas Arduino servem para você: • Automatizar • Controlar processos • Criar comunicadores • Prototipar diversos circuitos • Desenvolver brinquedos • Monitorar temperatura, gases, umidade, luminosidade, etc, com diversos sensores • Fazer diversos equipamentos IOT e maquinas de precisão (Como CNC e Impressora 3D).

Modelos de Arduino:

Existem dezenas de modelos Arduino no mercado, cada um possuindo características únicas. O modelo mais comum e mais famoso é o Arduino Uno, que mais se popularizou por ser barato e ter uma infinidade de módulos e shields compatíveis com ele. Existe também o Arduino Mega, que é uma versão maior do Arduino Uno, com uma capacidade muito maior de saídas e entradas. A versão menor da própria placa Uno se chama Arduino Nano, que possui as mesmas capacidades do Uno, mas de forma mais compacta.

Sempre existirá um modelo ideal para a sua necessidade.

O que posso fazer com o Arduino?

As aplicações do Arduino no mundo da eletrônica são inúmeras. As possibilidades são imensuráveis, já que o desenvolvedor tem completa liberdade de desenvolver o projeto que bem desejar. A variedade de componentes de tipos de Arduino aumenta ainda mais suas possibilidades de aplicação.

Onde comprar Arduino?

Aqui na Eletrogate, você encontrará diversos tipos de Arduinos, cada um voltado a uma necessidade do cliente.

Arduino

Sobre a loja

Loja virtual de Arduino e Componentes Eletrônicos. Temos diversos kits, apostilas gratuitas e tutoriais. Temos os melhores preços.

Social
Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

ANWAR SLEIMAN HACHOUCHE - ME - CNPJ: 18.917.521/0001-73 © Todos os direitos reservados. 2020